Quantos livros tem a Bíblia?

Há diferentes bíblias cristãs. O número de livros depende da tradição a qual uma versão se apoia. Para os católicos a Bíblia é composta de 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes tem invés, 66 livros: 39 do Antigo e 27 do Novo Testamento.
Novo Testamento é o nome dado à parte da Bíblia Cristã que foi escrita após o nascimento de Jesus. É igual em todas as Bíblias. É um conjunto de Livros que constam a vida de Jesus, seus ensinamentos, sua missão; relatam também a expansão do Evangelho (principalmente por meio das viagens missionárias do apóstolo Paulo) e os primeiros tempos da Igreja cristã. A diferença se encontra nos livro do Antigo Testamento, os textos escritos antes do nascimento de Cristo Jesus. É constituído por 27 livros:
Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João
Livro Histórico: Atos dos Apóstolos
Epístolas: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timótteo, 2 Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas.
Livro Profético: Apocalipse
Antigo Testamento também conhecido como Velho Testamento é a primeira parte da Bíblia Cristã. São os livros sagrados que formam a primeira das duas grandes divisões da Bíblia. Chamado, mais apropriadamente, de Velha Aliança, já que não se trata de um testamento. Relata a história do povo judeu como povo escolhido de Deus e prevê a vinda do Messias. É constituído por 39 livros.
Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio;
Livros Históricos: Josué, Juizes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester;
Livros Poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos;
Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias;
Do Antigo Testamento, a bíblia dos protestantes exclui 7 livros, os assim chamados “deuterocanônicos” (denominados "apócrifos" pelos protestantes): Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico (ou Sirácides), Baruque, I Macabeus e II Macabeus, e alguns trechos nos livros de Ester e de Daniel. Esses livros originalmente foram escritos em grego e, baseados numa decisão tomada no período da igreja nascente (final do primeiro século), não foram incluídos na lista dos livros considerados inspirados pelos judeus. Os cristãos, todavia, usavam tais escritos. Provavelmente por isso a comunidade hebraica, que precisava criar uma identidade autônoma dos cristãos, decidiu excluí-los do seu cânon. Os cristãos durante 1500 anos usaram os 73 livros. Porém, por ocasião da Reforma promovida por Lutero, esses livros foram considerados pelos protestantes como não inspirados (Lutero não os retirou da edição de sua Bíblia, embora não equiparasse o seu valor ao dos outros livros). Mais tarde as edições protestantes da Bíblia excluíram definitivamente esses textos, enquanto que para a igreja católica eles continuam válidos e tem o valor de palavra inspirada.
Entre as igrejas cristãs ortodoxas há outras versões da Bíblia que além dos livros citados incluem outros dois livros de Esdras, outros dois dos Macabeus, a Oração de Manassés, e alguns capítulos a mais no final do livro dos Salmos (um nas Bíblias das igrejas de tradição grega, cóptica, eslava e bizantina, e cinco nas Bíblias das igrejas de tradição siríaca).


Referência: abiblia.org, Minidicionário Bíblico – DCL

3 comentários:

Anônimo disse...


A PROVA de que a bilbia católica é católica, isto é de homem : Sim, misturarão a Verdade de Deus com o engano deles. como diz em ROMANOS CAP. 1;

( ATÉ PORQUE O NUMCERO 10 É NUMERO DE HOMEM, E SE SOMARMOS OS LIVROS DO CATOLICISMO DÁ EXATAMENTE O 10 ( 73 = 7 + 3 = 10 )

É A CIENCIA DE DEUS : E X A T A EXATAMENTE... LOUVADO SEJA O SENHOR !!!

E, mais... no APOCALIPSE fala das DUAS TESTEMUNHAS que são o NOVO E O ANTIGO TESTAMENTO, coisa que dá também os 24 anciãos, QUE SABEMOS SER... 12 + 12

E, se somarmos os livros judaicos 39 ( 3+9 = 12 ) primeira testemunha, e se somarmos os livros do novo testamento ( 66 = 6 + 6 = 12 0 SEGUNDA Testemunha, fica claro que DEUS É FIEL EM TODAS AS COISAS E ATÉ AS MAIS ELEMENTARES... Os cegos e´que não veem e jamais saberão ( como diz em DANIEL CAP. 12 )

jair barros disse...

( CORRIGIR UM ERRO POSTADO NO NUMERO ( ABAIXO ) REFERENTE AOS 66...)


A PROVA de que a bilbia católica é católica, isto é de homem : Sim, misturarão a Verdade de Deus com o engano deles. como diz em ROMANOS CAP. 1;

( ATÉ PORQUE O NUMCERO 10 É NUMERO DE HOMEM, E SE SOMARMOS OS LIVROS DO CATOLICISMO DÁ EXATAMENTE O 10 ( 73 = 7 + 3 = 10 )

É A CIENCIA DE DEUS : E X A T A EXATAMENTE... LOUVADO SEJA O SENHOR !!!

E, mais... no APOCALIPSE fala das DUAS TESTEMUNHAS que são o NOVO E O ANTIGO TESTAMENTO, coisa que dá também os 24 anciãos, QUE SABEMOS SER... 12 + 12

E, se somarmos os livros judaicos 39 ( 3+9 = 12 ) primeira testemunha, e se somarmos os livros do novo testamento ( 66 = 6 + 6 = 12 )

*** SEGUNDA Testemunha, fica claro que DEUS É FIEL EM TODAS AS COISAS E ATÉ AS MAIS ELEMENTARES... Os cegos e´que não veem e jamais saberão ( como diz em DANIEL CAP. 12 )

26 de outubro de 2017 09:18

Anônimo disse...

Errado! 10 é numero de Deus, pois ele é o primeiro (1) e o último (0) o princípio e o fim.

E outra.. você não pode simplesmente deduzir a verdade da mentira com uma conta de matemática que você mesmo pode ter criado e dito 'é de Deus', pois a sabedoria do Pai é infinita; Portanto como podemos dizer 'já à sabemos'?!

E sobre as duas testemunhas, como você pode saber se são dois manuscritos e não duas pessoas, por ventura Deus lhe disse? Logo se são dois manuscritos como poderá então sair fogo de suas 'bocas' para devorar a seus inimigos, de fechar o céu para que não chova; de ter poder sobre as aguas para as convertê-las em sangue, ou para ferir a terra de toda a praga quantas vezes quiserem?
Por fim; como pode 'manuscritos' "após o seu testemunho" forem postos em mesa de guerra contra a 'Besta que sobe do Abismo', serem 'mortas', terem os seus 'corpos' estirados em praça pública para que toda a tribo, povo, nação e língua os possam ver, e ainda subirem ao céu ao terceiro dia depois de sua morte?

Atenta irmão! com toda a humildade lhe falo;
Pois há mentira em suas palavras e confusão
em seu raciocínio.