Evangelhos

A palavra Evangelho, deriva do grego é formado pela união de dois temas: “eu” que quer dizer “boa” e anguelia que significa “mensagem”, “nova”, “notícia” podemos então definir Evangelho como as boas novas, boas notícias. No plural, “Evangelhos” denominam os quatro primeiros Livros do Novo Testamento.
Dos quatros Evangelhos, os três primeiros Livros são denominados “Evangelhos Sinópticos”, ou sinóticos pela semelhança de suas versões. A palavra Synopsis projeta uma visão conjunta sobre os fatos históricos. Daí por que “Evangelhos” sinópticos, uma vez que evidenciam uma conotação de conjunto. São eles: Mateus, Marcos e Lucas, os três apresentam Jesus como um personagem humano destacando-se dos comuns pelas suas ações milagrosas. Já o Evangelho do Apóstolo João, somado aos outros três formam os Evangelhos e descreve um Jesus como um Messias com um caráter Divino, que traz a redenção absoluta ao mundo.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados de Evangelhos Canônicos por serem os únicos que o Cristianismo primitivo admitiu como legítimos e estão inspirados por Deus. Hoje integram o Novo Testamento da Bíblia e são definidos como cânone das Sagradas Escrituras no Concílio de Trento (1545-1563).

Nenhum comentário: