Doze Apóstolos

12 apóstolos
A palavra Apóstolo significa “enviado”, “emissário”; foi utilizada, inicialmente, para designar os doze discípulos de Jesus Cristo, escolhidos, exemplarmente, para serem testemunhas da ressurreição de Jesus e levarem boas novas (Evangelho) a todos os cantos da terra. Os primeiros enviados foram:
Pedro "Cefas"
Nome advindo do Aramaico, traduzido para o grego como “Petros”. No Novo Testamento está explícito que “Cefas” equivale a Pedro (que quer dizer Pedra). Filho de Jonas (João) e irmão de André, residia em Betsaida, na Galileia. Seu verdadeiro nome era Simão Bar-Jona, isto é, Simão filho de Jonas. Tendo sido levado a Jesus por André, logo no primeiro encontro Jesus trocou-lhe o nome para “Cefas”. (Mateus 4:18; João 1:42; Atos 1:13).
André
Entre os (12) doze apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Além de ser apontado por eles próprios como o “número dois”, depois, somente, de Pedro. Na lista dos apóstolos, pela ordem está entre os quatro primeiros. Morava em Cafarnaum, era discípulo de João Batista, filho de Jonas de Betsaida, irmão de Simão Pedro e ambos eram pescadores da Galiléia. Foi levado por João Batista à verde planície de Jericó, juntamente com João Evangelista, para conhecer Jesus. E o visionário profeta indicou-o e disse a célebre frase: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”. André, então, começou a seguí-lo.
André levou o irmão Simão Pedro a conhecer Jesus, afirmando: “Encontramos o Messias”. Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.
André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina.
João Evangelista
Irmão de Tiago, filho de Zebedeu. Acredita-se que tenho escrito o Evangelho entre 98 e 100 d.C., parte em Éfaso, parte em Etioquia. Foi um dos íntimos adeptos de Jesus Cristo e testemunha ocular de todos os acontecimentos que envolveram sua vida, paixão, crucificação e ressurreição. Jesus confiou-lhe a mãe no momento de sua morte. Seu Evangelho difere seus escritos dos outros Evangelhos, os Sinópticos, já que busca evidenciar a vida do mestre em aspectos que não estão muito claros nos outros Evangelhos e que vinham gerando algumas controvérsias e dúvidas entre os crentes. Na verdade, só começou a escrevê-lo mais de trinta anos depois dos primeiros Evangelhos. Fez também as Epístolas que levam o seu nome, isto é, as Cartas do Apóstolo João. É possível que duas tenham sido feitas também em Éfeso. A primeira entre os anos 85 e 95 d.C. e as outras duas, um pouco mais tarde. O Livro do Apocalipse ele escreveu no cárcere na Ilha de Patmos.
Tomé
Esse discípulo ficou conhecido como o “incrédulo”, por não ter acreditado de imediato que Jesus havia ressuscitado. De acordo com o relato bíblico, ele teria dito que só acreditaria vendo as marcas dos cravos nas mãos de Jesus. Esse episódio deu origem à expressão “ver pra crer”, a exemplo de Tomé que perdura até hoje. (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15; João 14:5, 2º: 24-28).
Tiago, o Maior
Filho de Zebedeu e Salomé, irmão de João, pescador e companheiro de Pedro, alcunhado de “o Maior”, por ser filho mais velho; era também irmão de João Evangelista e, como ele, chamado de Boanerges, que significa “filho do trovão”. (Mateus 4:21; Atos 12:2)
Tiago, o Menor
Filho de Alfeu (Cleofas) e de Maria, parentes de Jesus pelo lado materno, chamado de “o Menor” (mais moço), era irmão de Jesus. Depois da dispersão dos Apóstolos, tornou-se o primeiro bispo de Jerusalém. Morto por ordem do sumo sacerdote Anás II, é considerado o autor do primeiro escrito do Novo Testamento, de acordo com alguns eruditos, no ano de 49 da nossa era, havendo certa controvérsia quanto a isso. (Mateus 10:3; 13:35; Gálatas 1:19)
Judas Tadeu
Irmão de Tiago, o Menor, filho de Alfeu (Cleofas) e de Maria, parentes de Jesus pelo lado materno e irmão (alguns consideram primo) de Jesus. Foi ele quem perguntou a Jesus porque não se manifestava logo ao mundo. O seu primeiro nome era Lebeu, apelidado de Judas (não deve ser confundido com Judas Iscariotes). Assim como Tiago, o Menor era parente próximo de Jesus pelo lado materno. O seu escrito tem apenas um parágrafo, com vinte e cinco versículos.
Judas Iscariotes
Segundo o Evangelho, Judas foi o traidor que vendeu Jesus aos soldados romanos, por 30 moedas de prata, que naquela época corespondia ao preço de um escravo.
Segundo o Novo Testamento, Judas foi o único dos apóstolos que não nasceu na Galiléia. Filho de Simão nasceu em Kerioth, na região da Judeia. Foi um dos primeiros a juntar-se a Cristo e por ser o mais instruído, tornou-se o tesoureiro dos Apóstolos, foi designado para cuidar do dinheiro comum.
Depois da última ceia, Jesus foi orar com os apóstolos no jardim de Getsênami, onde Judas, em troca de trinta moedas de prata, identificou-o para os soldados romanos, beijando-o e chamando-o de mestre.
Jesus foi amarrado e entregue a Pilatus, que o mandou crucificar. Conta Mateus em seu Evangelho, que se arrependeu amargamente depois que viu a crucificação de Jesus, jogou as 30 moedas aos pés dos sacerdotes e em seguida, dominado pelo remorso, suicidou-se enforcado numa figueira.
Também segundo o Evangelho, os sacerdotes pegaram o dinheiro e compraram um terreno para servir de cemitério aos estrangeiros, sendo posteriormente chamado de Campo de Sangue.
Felipe
Um dos 12 primeiros apóstolos de Cristo, natural de Bethsaida, na Galileia, cidade de André e Pedro, segundo os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu Jesus Cristo e tornou-s e o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo. Contou a Natanael, seu amigo, sobre Jesus e apresentou-o ao Mestre. Esteve presente na multiplicação dos pães e na última ceia. Após a morte de Jesus viajou ao Egito, Etiópia (Africa) e ao Norte, e depois rumou para a Grécia onde viveu em Hierápolis com suas quatro filhas, que eram profetizas.

Duas delas tornaram-se muito respeitadas por suas previsões. Era Judeu helenístico e, antes de mais nada, um evangelista para as sinagogas judaicas de língua grega da Cítia, Frígia e dos arredores da Grécia e Macedônia. No Evangelho de João aparece como grande amigo do apóstolo Bartolomeu e cita que ele ficou profundamente impressionado sobe o mistério da Trindade relatado por Jesus, durante a última ceia. O resto da sua vida não consta em nenhum relato, assim como a sua morte.Um dos 12 primeiros apóstolos de Cristo, natural de Bethsaida, na Galileia, cidade de André e Pedro, segundo os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Perdeu o pai exatamente na ocasião em que conheceu Jesus Cristo e tornou-s e o quinto apóstolo na hierarquia de Cristo. Contou a Natanael, seu amigo, sobre Jesus e apresentou-o ao Mestre. Esteve presente na multiplicação dos pães e na última ceia. Após a morte de Jesus viajou ao Egito, Etiópia (Africa) e ao Norte, e depois rumou para a Grécia onde viveu em Hierápolis com suas quatro filhas, que eram profetizas.
Duas delas tornaram-se muito respeitadas por suas previsões. Era Judeu helenístico e, antes de mais nada, um evangelista para as sinagogas judaicas de língua grega da Cítia, Frígia e dos arredores da Grécia e Macedônia. No Evangelho de João aparece como grande amigo do apóstolo Bartolomeu e cita que ele ficou profundamente impressionado sobe o mistério da Trindade relatado por Jesus, durante a última ceia. O resto da sua vida não consta em nenhum relato, assim como a sua morte.
Bartolomeu (Natanael)
Bartolomeu apóstolo de Cristo, natural de Caná da Galiléia, foi nesta pequena localidade que Jesus transformou água em vinho. Na Bíblia é identificado como Natanael (que significa dom de Deus), mas as evidências são fracas. Bartolomeu ou Bar Talmay “filho de talmay” em aramaico. É mais um título do que propriamente um nome. Portanto, o nome completo deve ser Bar Tomai Natanael. Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre de Bartolomeu. (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:14; Atos 1:13)

Foi apresentado ao Mestre pelo amigo Felipe. Inicialmente, não quis reconhecê-lo como o Messias. Sua dúvida desapareceu quando Jesus lhe revelou conhecer alguns fatos de sua vida. Ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: “Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento” (Jo 1:47). Não figura nas listas evangélicas como Natanael, mas é provável que fosse um dos 12, porque está no grupo de apóstolos que conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Presenciou a Ressurreição. Conta-nos a tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o apóstolo, após arrancarem a pele.  
Mateus
Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!
Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.
É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:

“Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. 
Simão Zelote
Mateus refere-se a um discípulo chamado "Simão, o Cananeu", enquanto Lucas e o livro de Atos referem-se a "Simão, o Zelote", esses nomes referem-se a mesma pessoa. Zelote é uma palavra grega que significa "zeloso"; "cananeu" é transliteração da palavra aramaica Kanna`ah, que também significa "zeloso"; parece, pois, que este discípulo pertencia à seita conhecida como zelotes.
Matias
Foi escolhido erroneamente por sorteio, como substituto após a traição de Judas Iscariotes.
Paulo
Também foi posteriormente designado Apóstolo, fundando a Igreja, realizando milagres e levando a mensagem de Jesus a todos os povos.

Nenhum comentário: