A família de Herodes - o Grande

Herodes, o Grande
Houve pelo menos quatro “Herodes” no Novo Testamento. Alguns deles governaram em períodos diferentes. O Herodes que mandou matar as crianças de Belém não foi o mesmo Herodes que mandou decepar a cabeça de João Batista, primo de Jesus.
Herodes, o grande ou (Magno) Coroado rei dos judeus por ordem de Marco Antônio e Otaviano, reis de Roma de: 37 a. C. à 4.a. C. Era filho de antípatro, e da Princesa árabe Cypros (Nabateia), aliado de Hircano. Amparado pelo prestígio de seu pai, recebeu Herodes o trono das mãos de Marco Antonio, no ano 40 antes de Cristo.
Poucos tiranos houve, no Oriente, mais cruéis e mais torpes do que o pérfido Herodes o Idumeu. “Idumeu designação do natural da Iduméia”.
Herodes, nasceu segundo alguns historiadores em 73 a.C. e morreu em 5 ou 4 a.C na cidade de Jericó, com idade aproximada de 70 anos. Cinco dias após mandar executar seu filho. Seu funeral foi suntuoso. Foram quinhentos oficiais só para levar o perfume no cortejo fúnebre. Ele foi sepultado no Castelo de Herodiom, localizado ao sul de Jerusalém, no deserto da Judeia. Este castelo único a levar seu nome era usado como residência de veraneio. Ainda hoje é um dos locais mais procurados para visitação, pois lá ficou eternizado Herodes, o Grande.
Ganhou o cognome de “o Grande”, por causa de alguns monumentos que construiu na Judéia. Entre eles:
Em 29 a.C. Herodes, o Grande construiu a fortaleza de Antônia, e, em 23, o Palácio da cidade alta. Também construiu ou reconstruiu Antipátrida, Fasélida, Samaria (Sebaste), o Herodion e reedificou a torre de Estradão no Mediterrâneo, chamando-a Cesareia.
De 20 a 19, começou a reconstrução e reforma do Templo de Jerusalém, medida de natureza política, para angariar a adesão pacífica dos Judeus ao seu reinado. Foi nessa época que surgiram as escolas farisaicas rivais dos rabinos Hillel e Shammai.
Os seus crimes, porém, o apontam à execração de todos os homens.
Mandou executar Hircano II, em 29 a.C., assassinou “por ciúme” sua esposa Mariana I, em 30 a.C., e ainda, mandou degolar dois de seus filhos, Alexandre e Aristóbulo, que tivera com Mariana I, acusando-os de participarem de suposta conspiração.
Com receio de que houvesse nascido em Belém, aquele que deveria derrubá-lo do trono mandou matar todos os meninos menores de dois anos, pois acreditava que o Messias estivesse incluído entre os inocentes, entre eles, estava seu filho Antípater, que se encontrava por ocasião em Belém. (Mateus 2:1-16).
Exterminou quase todos os membros do Sinédrio.
Morreu entre 5 ou 4 a. C. quando eram feitos, em Jerusalém, os preparativos para a festa da Páscoa. Após sua morte, Herodes deixou disposto, em testamento, a partilha de seu reino em três (03) de seus filhos sobreviventes:
Herodes Arquelau, Herodes Antipas e Fiipe.
Herodes Arquelau
Herodes Arquelau, também chamado de Etnarca, governou a Judeia, Semaria e Idumeia de 4 a.C. a 6 d.C. Filho mais velho de Herodes, o grande. O reino estava dividido entre os três filhos, e Arquelau sucedeu seu pai com governador da Judéia. Aparentemente, José logo percebeu que Arquelau tinha seguido os passos homicidas de seu pai, herdando sua reputação. (Mt 2:22) Foi deposto por Roma, seguindo pedidos da elite dos judeus.
Herodes Antipas
Herodes Antipas, Tetrarca da Galileia e Pereia, filho mais novo de Herodes o Grande, com Maltace, tendo herdado a Galileia e Pereia. Governou de 4 d. C. até 39.
Herodes Antipas, em Jerusalém recusou-se a julgar Jesus, no tempo de Pilatos, alegando que nada tinha a ver com as acusações feitas ao “Galileu” pelo Sinédrio.
Este Antipas fez uma homenagem a Tibério, o imperador romano, edificando uma cidade e denominando-a de “Tiberíades”.
Casou-se, ilegalmente com Herodíades, sua sobrinha e mulher de seu irmão Herodes Filipe, despertando um sentimento público negativo.
Mandou decepar a cabeça de João Batista, primo de Jesus, para atender o capricho de sua sobrinha Salomé.
Jesus o chamou de “aquela raposa” "E respondeu-lhe: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado". 
Herodes Antipas, foi deposto pelo rei de Roma e terminou seus dias no exílio.
Herodes Filipe, (4 a.C. à 34 a. C.), filho de Herodes, o Grande e Mariana II da Judeia, é um dos obscuros herodianos, muitas vezes confundido com se meio irmão, o tetrarca Filipe.
Conquanto carregasse esse nome, não herdou nenhum território quando do testamento deixado por seu pai. Foi completamente esquecido. Mas o casamento com Herodias pode ter sido a causa do infortúnio de Herodes Filipe, isso porque sua esposa era filha de Aristóbulo, filho de Herodes, o Grande com a princesa Mariana, morta por ordem do marido, sob a acusação de adultério, anos mais tarde, Aristóbulo também seria executado, por suspeita de conspirar contra o pai. Acredita-se que esses fatos fizeram cair em desgraça todos os que tinham vínculos diretos ou indiretos com a família de Mariana.
O certo é que Herodes Filipe foi mandado a Roma, junto com a esposa, numa espécie de exílio dourado, onde viveu o resto de sua vida, em absoluta obscuridade. Aliás, ele já estava na capital do império quando seu meio irmão, Herodes Antipas, o visitou e acabou se envolvendo com Herodias, que relutou em deixar o marido para viver com o Tetrarca, levando consigo a filha do casal Salomé.Em certas passagens o historiador Josefo refere-se a ele com o nome alternativo de Herodes Bothus.
Filipe Tetrarca
Filipe Tetrarca, isto é, governador, da Itureia (Jetureia), pequena província na Transjordânia setentrional ao longo do monte Hermon, antigo estado sírio, e também de Traconitide, província da Síria, ao sul de Damasco (o termo advém da tetrarquia, que quer dizer cada uma das quatro partes em que se divide um território, governo ou província). Mateus 14:1; 16:13; Lucas 3:1
Esse Filipe era filho de Herodes, o Grande  (Magno) e Cleópatra, irmão de Herodes Arquelau e Olimpia. Sobre a Aldeia de Betsaida, Filipe construiu sua capital, batizando-a com o nome de Júlia, em homenagem a filha do imperador Augusto, e reedificou a cidade de Paneias, que teve nome mudado para Cesareia de Filipe, em honra de Augusto, foi em Cesareia que Jesus fez o prenúncio de sua paixão aos doze apóstolos.
O historiador Josefo diz que seu governo de 37 anos, foi pouco notável porém tranquilo, e que granjeou reputação de honestidade e disposição para ouvir os súditos. manteve boas relações com Roma sem deixar herdeiros.
Após sua morte, seus territórios foram, inicialmente, anexados à Província da Síria e, mais tarde, incorporados ao reino de Herodes Agripa I.

Herodes Agripa
Herodes Agripa, era neto de Herodes, o grande, filho de Aristóbulo e, portanto, irmão de Herodíades.  Recebeu o título de rei por meio de Gaio, imperador romano, vindo a reinar no nordeste da Palestina, mas, posteriormente, recebeu os territórios de seu tio Herodes Antipas, quando este foi deposto. Também recebeu os territórios de seu tio Arquelau. Sua perseguição aos apóstolos se deu por intenção de ganhar o favor dos judeus. Morreu aos 54 anos, deixando um filho de nome Agripa. Foi com o apoio de Roma, elevado ao trono da Judéia. Para ampliar sua popularidade entre os pagãos e judeus, e reafirmar-se na confiança de César, ordenou a morte de Tiago (que foi degolado) e determinou a prisão de Pedro. Atos 12:1 e seguinte.
Herodes Agripa II
Herodes Agripa II, filho de Herodes Agripa, mas em virtude de sua idade não reinou imediatamente após a morte de seu pai, por ser considerado muito jovem. Atos 25: 13 a 26:32
Paulo esteve diante de Agripa II, quando de sua acusação pelos judeus,mas veio apelar por Roma. Assim, esse rei teve que enviar até aquela cidade. Agripa II sempre foi solidário a Roma, mesmo em 70 d.C. quando o exército romano invadiu a cidade de Jerusalém e destruiu o Templo. Seu reinado continuou após este episódio não aparece nas Escrituras.
Herodes Pollio, mais conhecido como Herodes de Cálcis, ou Herodes III, era neto de Herodes, o Grande, irmão do rei Herodes Agripa I, filho de Aristóbulo IV. Casou-se com uma Prima Mariana e, ao inviuvar, contraiu núpcias com Berenice da Cilicia, mas foi por ela traído. Ela cometeu incesto com seu irmão Herodes Agripa II. Foi nomeado inspetor do Templo de Jerusalém, com direito de designar o sumo-sacerdote. Foi ele quem nomeou Ananias, filho de Nebedeu, que aparece em Atos 23 e 24.
Quando morreu, em 48, seus domínios foram incorporados ao reino de Herdes Agripa II.
Veja alguns versículos bíblicos que mencionam o nome de Herodes:
Lucas 23:7 – “Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu”.
Lucas 23;8 “Herodes, vendo a Jesus, sobremaneira se alegrou, pois havia muito queria vê-lo, por ter ouvido falar a seu respeito; esperava também vê-lo fazer algum sinal”.
Lucas 23:11 “mas Herodes, juntamente com a sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos”.
Lucas 23:12 “naquele mesmo dia, Herodes e Pilatos se reconciliaram, pois, antes, viviam inimizados um com o outro”.
Herodes era um tetrarca. Outros tetrarcas são mencionados em Lucas 3:1 e 2 “no décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes da Galiléia, seu irmão Filipe, tetrarca da região da Ituréia e Traconites e Lisânias, tetrarca de Abililene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto”.







Nenhum comentário: