domingo, 7 de junho de 2015

Nicodemos

Nicodemos
Nicodemos, nome grego que significa “homem do povo”, muito freqüente entre os judeus. Viveu e morreu no século I, pertencia aos principais do judaísmo, contemporâneo de Jesus Cristo. Era membro do Sinédrio, filiado ao partido dos fariseus. Mestre da Lei! Possuía muita autoridade. Jesus o Chamou de Mestre de Israel.
Segundo o Evangelho de João, mostrou-se favorável a Jesus. Ele aparece três vezes no evangelho:
Na primeira, Nicodemos visita Jesus à noite para ouvir seus ensinamentos (João 3:1-21); Na segunda vez Nicodemos é mencionado nos Evangelhos quando os Fariseus e os principais sacerdotes procuram prender Jesus enquanto ele participa da festa dos Tabernáculos (João 7:45-51); Entretanto, Nicodemos é citado pela terceira vez no Evangelho, após a crucificação de Jesus, acompanhado de José de Arimatéia ajuda na preparação do cadáver de Jesus para ser colocado no sepulcro (João 19:38-42). Significantemente, esse evento ocorreu depois de Jesus ter sido levantado na cruz, permitindo Nicodemos ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado como “Moisés” levantou a serpente no deserto (João 3:14)
No Evangelho de João 3: 1-21, Jesus fala para Nicodemos, que para ver o Reino do céu é precisos nascer de novo. O debate entre Jesus e Nicodemos é a fonte de várias manifestações do cristianismo, especificamente a frase descritiva do “nascer de novo”, utilizada para descrever a experiência de crer em Jesus como salvador.
Embora não haja nenhuma fonte de informação clara sobre Nicodemos fora do Evangelho de João, muitos historiadores identificam-no com Nicodemos Bem Gurin, mencionado no Tamude como um homem rico, figura respeitada, generosa e popular, com reputação de ter tido poder milagroso.


A tradição cristã também afirma que foi martirizado no primeiro século.

Nenhum comentário: