sábado, 6 de junho de 2015

José de Arimatéia

José de Arimetéia
José de Arimatéia leva este cognome Arimatéia por ter sua origem na cidade de Arimatéia, na região da Judéia.
Era um homem dedicado ao comércio que tinha iniciado com seu pai que veio morar em Jerusalém. Possuía muitos bens sendo considerado rico. Homem de muito prestígio, tanto que passou a fazer parte entre os 71 membros do Sinédrio de Jerusalém. No Sinédrio, Arimatéia recusou, em plenário, a condenação de Jesus. O Sinédrio era o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu. Era também conhecido como “Sanhedrin”. O Evangelho de João o cita como discípulo e seguidor de Cristo Jesus mesmo que estivesse oculto. Conforme João:
Depois disso, José de Arimatéia, o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus, rogou Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus.corpo de Jesus”. (Jo 19:38)
Depois da crucificação, José de Arimatéia que era muito amigo de Nicodemos e segundo a narrativa dos Evangelhos pediram a Pilatos a retirado do corpo de Jesus da Cruz para o sepultamento porque estava chegando o sábado judaico. Pilatos deixou que o sepultassem. José de Arimatéia era o dono do sepulcro novo e forneceu o lençol de linho em que Jesus foi envolvido, hoje, conhecido como “Santo Sudário”, foi embalsamado, conforme o ritual judaico e o sepultaram cerca de 30 metros do local da crucificação e de onde ressuscitou três dias depois da morte. (Mateus 27:59; Marcos 15:40-47; Lucas 23:50,55; João 19:38)
José de Arimatéia e o Santo Grau (cálice de Jesus da última ceia)
O mundo da literatura e cinematografia de ficção moderna nos últimos anos escreveu e divulgou muito a respeito às antigas ordens que possuíam o Santo Grau. Tudo isto movimentado pela linha de pensamento que José de Arimatéia ficou de posse do Cálice de Jesus da última ceia e levou para a Inglaterra onde passou o resto de sua vida. Este cálice tão procurado e falado passou a ser conhecido como o Santo Graal. Na Inglaterra Lendas Arturianas se encarregaram de divulgá-lo.



Nenhum comentário: