sexta-feira, 12 de junho de 2015

Barrabás

Barrabás
O nome Barrabás (do aramaico: “Bar”, filho, e “abbas”, pai). Barrabás significa literalmente “filho do pai”. Nasceu na cidade de Jopa, ao sul da Judeia. Integrante do partido judeu denominado de “Zelote”, que lutava contra a dominação romana. Foi contemporâneo de Jesus Cristo. É claro que Barrabás apresenta o maior contraste.
“Ora, por ocasião da festa costumava o governador “Pilatos” soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse. Nesse tempo tinham um preso notório, chamado Barrab´s. Portanto, estando o povo reunido, perguntou-lhe Pilatos: Qual quereis que vos soltre? Barrabás ou Jesus". (Mateus 27:15-17)
Embora na verdade se escreva pouco sobre ele, os escritores nos deram informações suficientes para pintarmos um quadro bem vívido em nossas mentes desse homem. Barrabás tinha um bom nome. "Aba", na época de Jesus, era provavelmente um título de honra, significando "filho do mestre ou do professor" ou "filho de um rabi". No entanto, Barrabás não fazia justiça a esse nome. Ele foi o criminoso escolhido pela multidão de Jerusalém para ser solto ao invés de Jesus Cristo. Era costume libertar um prisioneiro na Festa da Páscoa. Mateus 27:16 o chama de um "preso muito conhecido". Marcos 15:7 diz que ele foi "preso com amotinadores, os quais em um tumulto haviam cometido homicídio". Lucas 23:19 afirma que ele foi lançado na prisão "por causa de uma sedição na cidade e também por homicídio". João 18:40 o chama "salteador". Não há mais pormenores, e qualquer outra dedução seria mera suposição. O que sabemos de fato é que Barrabás era um perturbador da ordem pública, “responsável por insurgência” vil, de má fama, salteador e assassino. Essa era a forma como Pedro o chama em Atos 3:14. “Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que fosse libertado um assassino”. A penalidade para suas ações foi à morte.  É simplesmente ridículo ser oferecido em comparação com o Filho do Altíssimo. Retratar o nosso Senhor ao lado desse homem vil e depois ser trocado por ele é uma cena tão ultrajante que nos faz estremecer. O único denominador comum entre Barrabás e Jesus é que Jesus morreu para levar algo que não era seu os nossos pecados; Barrabás viveu levando algo que não era seu, e devia morrer.

Nenhum comentário: